sexta-feira, 17 de julho de 2015

GEPEM/UFPA - 21 ANOS


No dia 27 de agosto próximo, o GEPEM estará celebrando 21 anos de atividades no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. As pesquisadoras e docentes que respondem pela criação desse grupo de estudos acompanharam as várias frentes acadêmicas nas universidades brasileiras que estavam criando seus núcleos e grupos de estudos e discutindo temas e problemas sobre as mulheres e gênero nas mais diversas áreas das ciências. As paraenses procuraram seguir essa nova vertente acadêmica em base interdisciplinar.
Não é tão fácil manter um grupo de estudos com a disposição de promover atividades que possam envolver uma comunidade seduzindo-a e incorporando as novas mudanças de olhares das várias áreas de conhecimento, ao longo do tempo, visando a objetivos que oferecem subsídios para pensar os direitos humanos.
E fomos seguindo a caminhada com a inclusão de novas/os colegas que consideraram objetivamente suas maneiras de pensar o processo social. Alguns/umas deixaram sua marca nas inúmeras tendências que o grupo incorporou através de suas Linhas de Pesquisa.
E desde 2013 os estudos sistemáticos de teorias e práticas de pesquisa sobre a questão das mulheres e as relações de gênero mantém um número regular de associadas/os dividindo seus saberes e estudos por meio de uma metodologia que se torna ainda mais inclusiva, a leitura dirigida, tendo um/a coordenador/a do tema, com o texto sendo lido anteriormente porque todos devem ter sua interpretação, sem “achismos” por que não se pode perder tempo.
O que é importante nesses estudos: a vontade de saber. E se sabe que nem sempre se conhece muita coisa. O caso é não temer estudar.

AS LINHAS TEMÁTICAS E DE PESQUISA DO GEPEM
1.   Mulher e Participação Política
2.   Mulher, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento
3.   Gênero, Identidade e Cultura
4.   Gênero, Arte/Comunicação e Literatura
5.   Gênero, Saúde e Violência
6.   Gênero, educação e diversidade

7.   Gênero, corpos e (homo) sexualidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário