segunda-feira, 27 de junho de 2016

FEMINISMOS - LINHAS DE ESTUDO – FINAL



 http://cahis-uerj.blogspot.com.br/

28/06 – Feminismo negro II
Hora: 14 h
Local: Sala de pesquisa do GEPEM/UFPA

BIBLIOGRAFIA
Texto 01: CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Disponível em http://www.unifem.org.br/sites/700/710/00000690.pdf Acessado em 25 de fev. de 2016.
Vídeo: Liberdade de expressão e diversidade de gênero – Sueli Carneiro - https://www.youtube.com/watch?v=IwdVISYxoSc
Texto 02: WERNECK, Jurema (org.) Mulheres Negras na primeira pessoa. Porto Alegre, Redes Editora, 2012. Introdução e CEDENPA-PA, p.13-16; 51-66
Vídeo: O futuro do futuro – Jurema Werneck – TEDx – Goiânia - https://www.youtube.com/watch?v=LzUq2qTpmFw

FINAL DE SEMESTRE
Os seminários de estudos sob o tema FEMINISMOS, efetivados pelo GEPEM/UFPA no 1º semestre 2016 finalizam neste 28/06. A proposta considerou o não reconhecimento da diversidade do conceito de feminismo que hoje questionam as vertentes clássicas desses estudos contribuindo para a reconsideração de áreas de conhecimento que têm proporcionado enfoques de marcadores sociais revitalizando os eixos que privilegiaram essa problemática – a questão da mulher e a teoria de gênero.
No próximo semestre a agenda de seminários continuará a debater FEMINISMOS, agora sob a temática – “AS PRÁTICAS FEMINISTAS E A AÇÃO POLÍTICA”. As personagens desse novo enredo serão as líderes de movimentos e ações das práticas do cotidiano que apresentarão suas atividades coletivas em oficinas, rodas de conversa, saraus e palestras.
Ao grupo de participantes que esteve presente na primeira fase desses seminários parabenizo pela frequência nas nossas atividades.

A/aos que perderam este estágio de estudos e a/aos que por algum motivo deixaram de frequentá-lo informo que os textos dos seminários permanecem neste blog. O importante é conhecer os conceitos sobre feminismo e viver politicamente a ampliação da luta pelos direitos humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário