quarta-feira, 24 de agosto de 2016

22 ANOS DE ATIVIDADES – GEPEM /UFPA 2016


 Em 27/08/1994, um grupo de docentes, pesquisadoras/es e bolsistas da UFPA e UEPA criava o GEPEM/UFPA – Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero”. Houve uma reunião histórica para registrar formalmente a presença do grupo, no auditório do então Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFPA, e, no dia seguinte, na Praça “Eneida de Moraes” (ainda em projeto) oficializando-se a criação do Grupo.
Para celebrar estes 22 anos de atividades pensou-se em uma sessão de Cine- Gênero, com um filme cuja trama vinculasse temas com as relações de gênero, amor, família, amizade e solidariedade, sendo escolhido “NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO” (C'eravamo tanto amati,1974), de Ettore Scola. Será no dia 30/08 às 9:00h, no Auditório do IFCH (altos)/Campus da UFPA.
O enredo trata da história de três italianos - Gianni (Vittorio Gassman), Nicola (Stefano Satta Flores) e Antonio (Nino Manfredi) – que se tornam amigos na Resistência de combate ao nazismo, durante o ano de 1944, na Segunda Guerra Mundial. Scola compõe um painel seguindo 30 anos da vida italiana recortada pelo envolvimento desses três homens, completamente diferentes entre si, que se desencontram em uma outra batalha, a de conquistar o amor de uma mulher, Luciana (Stefania Sandrelli). Ela se torna a inspiração das estratégias que eles constroem para reconhecer a quem ama e nisso os quatro se desencontram sem perder a amizade. Há desilusão dos ideais que construíram percebendo que não mudaram o mundo mas mudaram algumas concepções.
Após a exibição haverá debate entre os participantes
Um coquetel de congraçamento abraçará a todas e todos associadas/os e participantes. Festejamos a importância da permanência de estudos, pesquisas e demais atividades em que a questão de gênero tem sido uma constante no grupo. Celebração necessária para demonstrar essa persistência acadêmica agregada à extensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário