domingo, 29 de janeiro de 2017

CINE-GÊNERO - ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe)

CINE-GÊNERO

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (Hidden Figures, EUA, 2016)
Dia: 02/02/2017
Hora: 14 h
Local: Sala de Pesquisa do GEPEM/UFPA


Uma das atividades da Linha de Pesquisa GÊNERO, FEMINISMOS, INTERSECCIONALIDADE tem sido a leitura dirigida do livro “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir. As sessões de estudo já foram iniciadas neste 2017, com leitura e debate de pontos importantes da II Parte – História – do Livro 1 – Fatos e Mitos.
As/os participantes dessa atividade, na última sessão, optaram por combinar outras produções ao processo e escolheram a exibição de um filme com as mesclas da história de mulheres. No caso do filme, são mulheres negras norte-americanas que em 1961, em plena Guerra Fria entre EUA e URSS disputando a corrida espacial e, entre seus técnicos, há brancos e negros trabalhando em separado. Há três mulheres - Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) – expertises na área matemática que mostram por sua competência o seu conhecimento acima dos homens brancos que lotam as salas. Mas a luta racial é demonstrada nessa história que elas constroem em tempo de luta anti-racismo, com marcas da presença de Martin Luther King iniciando as pressões.

O modo como as três mulheres administram a situação familiar, o afeto, a política de inclusão e o emprego é um dos pontos altos do filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário